-
Arquitetos: IROJE Architects & Planners
- Área: 150 m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, um mirante no pico norte de uma área verde, é o destino de todos os visitantes depois de passar pelas belas paisagens do caminho. Portanto, a fim de potencializar essa experiência para aqueles que carregam todas as lembranças desse lugar, é necessário ter em mente a memória. É por isso que não se trata de um mero deck de observação, mas sim de um lugar para os visitantes refletirem sobre si mesmos.
Assim, este lugar foi nomeado Myeongjeong (Jardim de Meditação) desde o início do projeto, e todas as instalações foram implementadas diretamente abaixo do chão. Apenas o muro frontal de concreto é visível, mas mesmo este é coberto por vegetação. Quando as pessoas sobem a encosta orientadas por esse grande muro, elas verão uma pequena abertura e um corredor longo.
Quando alguém caminha por esta passagem estreita e altera sua direção, percebe as escadas descendentes que são conectadas. Quando alguém desce pelas escadas, 27 metros para baixo, e giram novamente, elas encontrarão um espaço inesperado.
Nesse ponto, as pessoas verão água correndo na parede de pedra, o piso coberto com a água e o palco do lado oposto conectado por uma passagem sobre a água. Um longo banco de concreto as espera em frente à água. Nenhuma árvore pode ser vista nesse ponto.
Quando as pessoas entram pela parede onde flui a água, um longo espaço silencioso se revela, e aparecem alguns tabernáculos como pequenos santuários neste espaço. Elas podem ouvir apenas o som da água correndo, mas prevalece o som do silêncio. O que fica é apenas meditação.
É de fato espetacular ver a paisagem verde se espalhar para o sul e a silhueta suave e delicada do Monte Palgong que parece ter envolvido o mundo inteiro quando as pessoas sobem a escadaria estreita e íngreme construída entre as paredes de pedra. Esta paisagem é diferente daquela que elas viram primeiro e se conforma novamente um novo mundo.